Dani Garcia

Dani Garcia

20 de janeiro de 2011

Busca do primeiro emprego.




A busca do primeiro emprego em um país que você não conhece as regras, não sabe por onde começar  pode ser angustiante, desgastante e com muita ansiedade envolvida.
Você fica todos os dias e horas olhando seu e-mail, acessando os sites de emprego para ver se alguma vaga na sua área foi postada, quando o telefone toca dá aquele frio na barriga..etc.... tudo isso e um pouco mais faz parte dessa busca pelo emprego.
Na verdade, além da busca pelo primeiro emprego é a busca da confirmação que você tem os requisitos e experiência solicitada no mercado de trabalho.
Nas minhas leituras bloguística vi um vídeo postado sobre como um imigrante deve se preparar para a busca do emprego no Canadá. O vídeo é muito bom, ajuda bastante e também levanta certas inseguranças principalmente quando menciona a tal da experiência na cultura canadense no mercado de trabalho = soft skill.
Você pensa....se estou  procurando o primeiro emprego não vou ter o soft skill!!! e qual o peso que é dado para isso? Se você estiver concorrendo uma vaga com um canadense com a mesma experiência, ou seja, com o mesmo technical skills que você o fator decisivo será o soft skill? Segundo o palestrante sim!
Bom, mas é a mesma história de pedir experiência para uma vaga de estagiário.
Mas como não sei realmente como é o mercado de trabalho não posso ainda dizer por experiência se essas teorias se aplicam na realidade.

CV vs Resume: Outra coisa super importante é ter um CV com o formato canadense. Nos padrões daqui e destacar os pontos que eles valorizam de acordo com cada vaga que você irá aplicar.
O que eu fiz por indicação da revisão do meu CV no TASA foi fazer um CV com todas (tudo mesmo) as minhas experiências profissionais, todas as atividades, cursos, certificações...até mesmo aquelas coisas do primeiro emprego de anos atrás que você acha que não agrega mais valor no seu CV??? e de acordo com a vaga que eu vou me aplicar eu crio o meu Resume.
Essa na verdade é a diferença entre um CV e Resume...segundo a mulher do TASA....(eu não sabia disso).

Vagase e envio de resume: Os sites de empregos mais conhecidos são: monster e workopolis.
O acesso as vagas e envio de resume são de graça.
Vale a pena explorar esses sites...tem dicas de como se apresentar em entrevistas, perguntas feitas em entrevistas, salários, etc...


Para quem quiser assistir a palestra que eu mencionei acima, segue site:

Video of Lionel Laroche's plenary presentation:
http://atwork.settlement.org/

É isso ai...ainda muito por vir...por conhecer e principalmente aprender!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário