Dani Garcia

Dani Garcia

9 de fevereiro de 2011

Segurança!

Ter mais segurança foi uma das coisas que pesou bastante na decisão de vir para o Canadá. Nas minhas leituras (incluindo as bloguísticas) sobre o Canadá muitas mencionavam que o  Canadá é super seguro e esta entre os países com melhor qualidade de vida no mundo.
Bom, vou comentar um pouco sobre a minha impressão até agora. 

Logo quando cheguei eu andava na rua com os mesmos costumes que no Brasil, com a bolsa na frente e sempre mega atenta ao meu  redor. Para dirigir a mesma coisa, atenta na hora de parar no  sinal e com a bolsa no banco de trás embaixo do banco. Afinal, Toronto é uma cidade grande.
Mas depois de algum tempo andando na rua a sensação de segurança começa a mudar, nesse caso para melhor. Primeiro porque nos noticiários não tem acontecimentos que deixam a gente de queixo caído. A gente acaba achando que essas coisas que acontecem no Brasil não existem mais...pareci que vai desintoxicando a mente de notícias ruins.
Segundo porque as pessoas andam super tranquilas aqui....carregam computador na mão andando na rua, bolsa no banco do passageiro, etc.
Uma coisa interessante também é que tem poquíssimos mendigos e os que eu vi até agora tem uma aparência de "bem" cuidado.

Há mais ou menos 2 semanas atrás, um policial foi morto por um homem que aparentemente tem problemas mentais. Foi feito uma cerimônia de sepultamento para o policial de um dia todo, começou de manhã e foi até o final da tarde. A televisão passou tudo ao vivo, sem cortes.  Foi fechada umas das ruas mais movimentadas da cidade para que os policias da cidade fizessem uma homenagem ao policial morto. Ou seja, quando isso acontece aqui é um acontecimento seríssimo que merece muita atenção.

Logo quando cheguei aqui estava indo ao supermercado a pé e um homem de bicicleta chegou perto de mim e me pediu 1 dólar, sem agressividade nenhuma. Como ele chegou de surpresa eu levei um susto e respondi na hora que não tinha.
E como minha primeira reação comecei a andar rápido..quase correr. E ele me acompanhou e continuou pedindo.
Nessa hora estava vindo um moço na minha direção que eu acredito que percebeu a minha reação de susto e caminhar mais rápido e foi logo falando para o homem se afastar e ir andando.
Eu achei a atitude desse moço em me acudir super bacana. Pena que não consegui agradecer porque entrei na primeira loja que vi.

Hoje a minha sensação de segurança já é maior e ando bem mais tranquila na rua, inclusive a noite. Não acho que alguém vai me assaltar com uma arma ou coisa parecida, porque não vejo nenhuma notícia sobre isso, mas isso não quer dizer que coisas ruins não aconteçam, mas com  bem menos frequência.

Então, amigos e amigas venham tranquilamente me visitar!

Bjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário