Dani Garcia

Dani Garcia

31 de janeiro de 2011

Carteira de motorista

Vou contar como foi a minha experiência para tirar a carteira de motorista aqui.
Logo quando você chega é permitido dirigir por um período com a sua carteira de motorista do Brasil. Durante esse tempo eu fui me preparando para tirar a carteira de motorista aqui.
A regra aqui é diferente do Brasil. Existem 3 tipos de carteiras(G1, G2 e G) e somente um tipo (G)  permite que você dirija sozinha, as outras duas tem que dirigir acompanhada de uma pessoa que possui carteira G full e até mesmo com restrição de horário.
Primeira passo foi solicitar a tradução da minha carteira de motorista para que eles pudessem considerar a minha experiência no Brasil. 
Segundo passo foi estudar para fazer o teste teórico, o livro pode ser comprado em qualquer livraria. (Official Driver's Handbook)
Esse teste teórico  não precisa ser marcado é só ir até o ministério do  transporte mais perto, pagar a taxa (se não me engano é CAD85) e fazer o teste. O teste é de múltipla escolha. e o resultado sai na hora.
Se você passar no teste vai chegar na sua casa a sua carteira G1.
Terceiro passo é marcar o teste prático. Esse teste tem que ser marcado on line no site do ministério do transporte. Nesse site você escolhe o local e dia.
Eu fiz aqui em Toronto mesmo, mas ouvi dizer que é mais fácil fazer em cidades um pouco distante daqui, pelo movimento de carros (em Toronto pode ser congestionado) e pela disponibilidade de data.

Como se preparar para o teste prático?
Eu fiz 3 aulas práticas para aprender como funciona o trânsito aqui na prática. Os cruzamentos são um pouco direferente do Brasil e a noção do pedestre aqui também é bem diferente.
As aulas  foram de 1 hora e meia e custaram CAD 70 cada.
O teste prático custou USD100.

Depois disso é só ir para o teste prático e fazer tudo que aprendeu nas aulas práticas.
Eu fiquei bem nervosa no dia, mas o meu examinador era bem legal.

Se você passar, no mesmo dia sai um protocolo que você pode dirigir com ele e depois de umas 4 semanas você recebe a carteira de motorista em casa.

A carteira de motorista funciona como a indentidade (igual no Brasil), é muito mais prático do que usar o passaporte.

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário