Dani Garcia

Dani Garcia

3 de abril de 2011

Primeira experiência com o sistema público de saúde

Quinta feira passada fiz a minha primeira consulta médica no Canadá.
Depois de encontrar uma médica de família que estava aceitando novos pacientes, marquei uma consulta e fui a minha primeira consulta.
Aqui o sistema de saúde é público e devido a nossa realidade brasileira eu acho que isso me fazia postergar a procura de uma médica.
Mas como não tem jeito e isso tinha que ser feito....resolvi fazer isso logo.
Primeira coisa que achei legal foi a secretaria me ligar no dia anterior para me lembrar da minha consulta e me pedir para chegar uns 15 min. antes do horário da consulta para preencher alguns formulários.
Quando cheguei, sem sala de espera cheia,  a secretária muito simpática e educada me deu os forms para preencher. Depois que entreguei os forms preenchidos  me emcaminhou para uma sala para aguardar a médica. A sala é simples, uma mesa com cadeiras e uma cama para exames.
Na verdade, tinha varias salas iguais e a medica te atende na sala que estiver disponivel, nada de consultorio com foto da familia da medica, com estantes de livros, etc...essas coisas que estamos acostumados no Brasil.
Como era a primeira consulta, a médica não me examinou, fez algumas perguntas básicas  e me pediu exame de sangue.
O exame de sangue pode ser feito no mesmo prédio, mas como precisava estar em jejum eu deixei para outro dia.
Quanto a médica.... muito educada, simpática, falou da formacao dela, explicou com detalhes como funcionava a clínica, inclusive em casos de emergência,  ouviu tudo que eu tinha a dizer e me pediu para marcar outra consulta qdo eu tiver feito o exame de sangue pra ela começar a conhecer sobre sobre a minha saúde.

Bom, a impressão é que eu estava em um consultório particular no Brasil. Achei super bacana!!
É fato que tenho um conceito bem diferente de serviço público de saúde e tenho que colocar na minha cabeça que aqui é diferente e TODO mundo usa. Outra coisa difícil é esquecer os médicos que já estava acostumada, principalmente a minha ginecologista que consulto por mais de 10 anos!!

Fiquei feliz de ter dado certo, afinal isso era realmente uma grande preocupação que tínhamos.

Aaaaa..estou no Brasil...visitando a familia e amigos!!!! Muito bom!!

Saúde!!!
Bjs

2 comentários:

  1. Dani, amei seu blog!
    ainda mais com coisas da VS, Zara, surtei!
    onde vc tá morando?
    queremos ir pra Toronto!
    bjnhos!

    ResponderExcluir
  2. muito legal seu post. além da própria experiência com a saúde pública no canadá, fica explícita essa questão cultural, que sentimos sempre que estamos em um lugar onde as coisas são diferentes. mais ainda quando VIVEMOS em um lugar diferente. que bom que a experiência foi boa, pois, pra nós brasileiros, visualizar o que você escreveu, com o adendo de não ter que pagar diretamente por isso, é quase sonho. abs

    ResponderExcluir