Dani Garcia

Dani Garcia

24 de setembro de 2011

Primeiras impressões do trabalho

Próximo dia 6/out faz um mês que comecei a trabalhar. Muita coisa mudou pra mim depois que comecei a trabalhar(mesmo sendo pouco tempo) principalmente os sentimentos, a minha adaptação e a forma de "ver" o país.

Bom, explicando melhor, trabalhar pra mim como eu já disse em um post  anterior faz parte da minha felicidade, então consequentemente já me sinto mais feliz, não estava infeliz, mas mudar para um novo país e começar tudo de novo não é uma tarefa fácil...cada dia você está se sentindo diferente...pior que aqueles dias de TPM..rsrsr..ou melhor uma constante TPM.
Estou gostando do trabalho, ambiente, colegas de trabalho e o chefe são super bacanas.
A empresa é um mix de culturas. No grupo que trabalho tem uma chinesa, indiana,brasileira (eu) e uma outra de uma ilhazinha que não lembro o nome, mas não é canadense.
Com esse mix de culturas vem as diferenças e particularidades de cada um. Quando você está no seu país você normalmente sabe como as pessoas são (no geral), como reagem, o que uma atitude quer dizer, um olhar, maneira de falar...tudo isso é mais fácil de interpretar quando é a sua cultura.
Aqui não...por exemplo, uma pessoa muito direta no Brasil pode ser interpretada como mal educada, grossa, etc...aqui é comum as pessoas serem super diretas (straightforward) e as pessoas não levam para o pessoal.
Outra coisa interessante é o fato das pessoas terem bem definidos o que elas são pagas para fazer e cumprem isso muito bem. Enquanto eu estou pensando em como fazer alguma coisa que não está sendo feito (por outra pessoa ou porque simplesmente nunca foi feito), mas que eu preciso para melhorar o meu trabalho o pensamento de outras pessoas é "não faça isso, não é seu trabalho e você não é paga pra isso"
Eu confesso que agora (recem trabalhadora canadense) não consigo pensar dessa forma.
Outras coisa que percebi que no geral (pelo menos nessa empresa) as pessoas não gostam muito de interagir.  A impressão que tive até agora é que perguntar, trocar idéias e até mesmo oferecer ajuda incomoda um pouco. Pareci que você está invadindo o espaço da outra pessoa.
O que me deixa feliz é que meu chefe e colegas direto de trabalho não são assim.

A empresa é super perto de casa, 15 minutos de carro, mas se precisar tem metrô e ônibus perto.  
Já estava certa de que iria conseguir um emprego em Mississauga, Bramptom, etc mas não em Toronto, pois todas as entrevistas que estava fazendo eram para cidades fora de Toronto.
Fiquei super satisfeita de estar trabalhando perto de casa....como eu costumo dizer: outra vida

Já me sinto bem mais inserida na sociedade, tenho minha rotina, converso com diferentes pessoas, estou começando a entender um pouquinho como o mundo corporativo canadense funciona, mas por muito tempo ainda tudo será um aprendizado e fará parte dessa longa aventura de mudar de país.

PS: Aquele livro que li  "You are hired. Now what?" tem me ajudado muito. Vale a pena mesmo.

Bom, é isso ai!!! logo volto com outras impressões!!!

Bjs e bom fds a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário