Dani Garcia

Dani Garcia

1 de novembro de 2011

Compras nos EUA!

Semana passada eu vi no jornal local uma discussão sobre a diferença de preço de vestuário nos EUA x Canadá. Os EUA é mais barato, entre 15% a 20%,  e com taxas mais baixas.
No Canadá os preços são mais altos e em Toronto a taxa (HST) é de 13%!!!! Mas não vamos esquecer que temos um bom sistema de saúde público e  boas escolas pública...mas esse é outro assunto.
O que acontece muito por aqui é muita gente cruzando a fronteira e indo para os EUA para fazer compras. Há menos de 3 horas de viagem de Toronto tem outlets na cidade de Buffalo, Niagara Falls onde a maioria das pessoas vão fazer compras. 
Nós ainda não fomos, então ainda não posso dizer pra vocês se vale a pena!!!

Mas uma coisa muito importante que tenho aprendido no meu curso de International Business na Univ. de Toronto é que isso pode trazer muitos problemas se não seguirmos rigorosamente as regras de cota que podemos comprar e/ou omitir na hora de declarar as compras na alfândega.
Quando o prof. comentou isso na sala a primeira pergunta foi: como eles sabem que uma roupa, relógio, tênis que eu comprei e posso estar usando foi comprado nos EUA. (Já ouvi gente que vai com uma roupa e volta com outra para não exceder a cota e pagar imposto)
Bom, segundo o prof. o alfândega tem pessoas especializadas para identificar esses produtos e pegar os "espertinhos".
O Canadá considera isso crime e o seu nome fica com um "red flag" no sistema por um longo período. Além disso, o molho pode sair mais caro que o peixe, pois existem multas envolvidas em caso de ser pego omitindo as compras feitas  para não pagar imposto.
E não adianta dizer que não sabia, etc...só a má intenção em "evitar" pagar os impostos devidos já é considerado crime.

É muito importante verificar qual o valor que você pode gastar sem pagar imposto o que está vinculado com o tempo que você for ficar nos EUA.

Esse é o valor atual, mas é sempre bom verificar antes de se acabar nas compras!

Time out of countryExemption Limits
Out of country within 24 hoursCA$0
More than 24 hours, but less than 48 hoursCA$50
More than 48 hours, but less than 7 days.CA$400
More than 7 daysCA$750

 
 O melhor conselho segundo meu prof. que trabalha com isso há 30 anos:

NA DÚVIDA, DECLARE!!! DECLARE TUDO!! MELHOR PECAR PELO EXCESSO DO QUE FICAR MAL COM A ALFANDEGA!

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário